Blog
É necessário estar atento para montar uma sala de treinamento

Como montar uma sala de treinamento

Em , , ,

Uma empresa que busca realizar treinamentos constantes da sua equipe, integrar novos funcionários e realizar outras atividades como palestras, workshops e debates, precisa montar uma sala de treinamento bem equipada e estruturada.

Móveis para escritório modernos, ergonômicos e versáteis são os ideais para montar uma sala de treinamento, que deve comportar bem toda a equipe e fazer com que todos os que nela entrarem, sejam novos ou antigos funcionários, se sintam acolhidos e confortáveis.

Se você pretende reformar ou montar uma sala de treinamento na sua empresa, a Paluca Móveis te dá algumas dicas de como tornar esse lugar, tão importante para as empresas, adequado para todas as atividades que serão desenvolvidas nele.

5 dicas para montar uma sala de treinamento

1- Prepare uma estrutura apropriada

O primeiro passo para conseguir montar uma sala de treinamento que atenda às necessidades das empresas é se certificar de que há uma estrutura adequada para isso.

Alguns pontos devem ser levados em conta:

Iluminação

Montar uma sala de treinamento adequada requer uma variedade de iluminações disponíveis, a fim de deixar a cargo do organizador escolher o ambiente que ele quer proporcionar para seu evento. Deve ser possível também escalonar as luzes, para que sejam acesas de acordo com a necessidade do evento.

Tomadas

É muito importante que existam muitas tomadas, espalhadas por pontos distintos da sala de treinamento. Providencie também tomadas de voltagens diferentes, para que não haja risco de danos a nenhum equipamento que seja ligado nelas.

Climatização

Para que o ambiente seja produtivo, é necessário que esteja em uma temperatura adequada. Garanta que os que forem utilizar a sala de treinamento não sintam frio nem calor, mas se sintam confortáveis. Essa temperatura pode variar de acordo com o tamanho do ambiente, mas gira em torno dos 23 graus.

Privacidade acústica

Durante o evento realizado, é preciso que nenhum som externo seja ouvido, a fim de manter total concentração no que está sendo dito ou feito dentro da sala. Para isso, providencie um isolamento acústico ao montar uma sala de treinamento da sua empresa.

Posicionamento de paredes

É muito incômodo para um participante de algum treinamento, congresso ou palestra que haja alguma pilastra ou parede em seu campo de visão, interferindo na sua percepção sobre as atividades realizadas no ambiente. Para evitar tais incômodos, procure montar uma sala de treinamento que seja completamente livre de pilastras e paredes que possam atrapalhar a concentração dos ocupantes.

Capacidade

Em uma empresa com 50 funcionários não há necessidade de uma sala com capacidade para 200 pessoas. Assim como em uma empresa com 100 funcionários, uma sala com capacidade para 30 pessoas não é suficiente. Portanto, ao montar uma sala de treinamento, é preciso estar atento ao número de pessoas que ela precisará abrigar.

Veja como se deve montar uma sala de treinamento

2- Providencie todos os equipamentos adequados

Alguns equipamentos são indispensáveis para uma sala de treinamento. Entre eles, podemos destacar:

  • Televisor;
  • Equipamento de projeção;
  • Caixas de som;
  • Computador;
  • Cadeiras e mesa de escritório.

Esses equipamentos podem variar de acordo com o tamanho e destinação da sala e, além deles, podem ser necessários outros. Mas, é muito importante se certificar de que a sala está equipada adequadamente, para evitar transtornos na hora da realização de algum evento.

3- Fique atento à decoração

A decoração é parte muito importante em um ambiente e deve ser levada em conta ao montar uma sala de treinamento. Opte por cores sóbrias, como o azul, que transmitem calma e confiança. Escolha cortinas que impeçam a entrada excessiva de luz e evite objetos frágeis para decorar, como vasos de plantas de vidro ou porcelana. A sala de treinamento deve deixar todos os seus ocupantes confortáveis e a decoração certa ajuda muito nisso.

4- Cuidado com o piso

Escolher o piso errado na hora de montar uma sala de treinamento pode causar diversos acidentes e impedir que ela cumpra o seu papel de capacitar e integrar os funcionários. Pisos escorregadios, difíceis de limpar ou muito ásperos não funcionam bem para esse tipo de sala, já que durante os treinamentos podem ser realizadas diversas atividades que exijam contato direto com o piso. São recomendados pisos de carpete ou madeira, que são confortáveis e fáceis de limpar.

5- Adquira móveis versáteis e resistentes

Móveis como mesas, cadeira de escritório e alguns armários são indispensáveis em qualquer sala de treinamento. Mas, eles devem ser escolhidos com bastante cuidado. Móveis que não são fixos e podem ser movidos com facilidade são os ideias para a sala de treinamento, já que cada evento requer um posicionamento diferente dos móveis. A cadeira secretária é um modelo de cadeira bastante versátil e, por isso, ideal para diversos ambientes, incluindo as salas de treinamento. Já a cadeira universitária é adequada às salas de treinamento que necessitam de um número maior de cadeiras, como em um auditório.

Na hora de montar uma sala de treinamento ideal para a sua empresa, busque por móveis de qualidade, resistentes e que se adequem às suas necessidades. Para encontrar esses móveis e garantir a segurança da sua compra, conte com a Paluca Móveis! Possuímos um catálogo diversificado e produzimos os móveis de acordo com as necessidades da sua empresa.

Entre em contato, conheça nossos produtos e peça o seu orçamento!