Blog
Móveis de escritório usados em corporações

Dicas de conservação para móveis de escritório

Em , , ,

Móveis de escritório são extremamente importantes para melhorar a aparência do ambiente e torná-lo mais confortável para os que passam ali muitas horas do dia. Mas, para que eles cumpram o seu papel de garantir conforto e praticidade aos que os utilizam e garantir uma maior durabilidade, é fundamental que os móveis de escritório recebam os cuidados de limpeza e conservação adequados.

Se você tem dúvidas sobre a melhor maneira de cuidar das suas mesas, cadeiras e demais móveis de escritório, a Paluca Móveis preparou esse artigo, com dicas simples para conservá-los como novos por muito mais tempo.

7 dicas para conservar seus móveis de escritório

1- Planeje bem o posicionamento dos móveis

O lugar onde os móveis de escritório estão posicionados podem interferir diretamente em sua conservação. A madeira das mesas e o tecido dos estofados são facilmente manchados pela ação do sol e, por isso, devem ficar longe de locais que recebem incidência solar em algum momento do dia. Os móveis de escritório também devem estar posicionados de maneira que não fiquem no caminho, para evitar esbarrões que, além de causar acidentes, podem danificá-los.

Não deixe que os móveis de escritório fiquem encostados uns nos outros ou na parede, a menos que tenham bordas de proteção feitas de plástico ou borracha. Com o tempo, o atrito causado pelo encontro do móvel com a parede ou entre os móveis pode causar desgaste e danificá-los.

2- Nunca ultrapasse o peso suportado pelo material

É muito importante seguir exatamente as restrições de peso de cada um dos móveis de escritório. Se a mesa suporta apenas 10 quilos, não coloque mais do que isso. Se a cadeira é adequada apenas para pessoas de até 100 quilos, providencie uma que suporte pesos maiores para pessoas que pesem mais do que isso. Forçar os móveis para escritório com peso acima do recomendado pode não causar um dano imediato mas, com certeza, em algum momento esse dano aparecerá, aumentando a possibilidade de acidentes e causando diversos prejuízos.

3- Evite contato direto entre líquidos e superfícies de madeira

Móveis de madeira, principalmente de MDF (sigla em inglês para fibra de média densidade), são muito sensíveis à água, podendo ficar manchados, estufados e se deteriorar mais rapidamente. Sendo assim, para conservar seus móveis de escritório por mais tempo, evite que eles tenham contato direto com a água. Copos de água colocados diretamente sobre a mesa de escritório, limpeza realizada com um pano muito úmido e qualquer líquido derramado acidentalmente podem ser muito prejudiciais para a integridade do móvel. A melhor forma de evitar que a mesa se deteriore devido ao contato com água é evitar bebidas na estação de trabalho e realizar a limpeza da maneira recomendada, utilizando apenas produtos de limpeza seguros.

4- Escolha a cadeira adequada

Assentos também fazem parte dos móveis de escritório

Escolher uma cadeira de escritório que seja adequada para os funcionários pode evitar muito mais do que danos à saúde deles. Uma cadeira inapropriada pode danificar o piso do escritório, a própria cadeira e até mesmo a mesa utilizada junto com ela. Dessa forma, para conservar a cadeira, os demais móveis que estão posicionados próximos a ela e, principalmente a saúde dos seus funcionários, é muito importante que ela atenda todas os quesitos relacionados à ergonomia e seja compatível com a mesa e demais móveis em relação à altura, peso e posicionamento.

5- Cuidado com produtos de limpeza

Os produtos de limpeza são fundamentais para a conservação dos móveis de escritório. É preciso evitar produtos muito abrasivos, como saponáceo e esponjas de aço. A Associação Brasileira da Indústria de Painéis de Madeira (ABIPA) recomenda que os móveis feitos de madeira devem ser limpos com um pano macio, limpo e sem impurezas. Deve estar seco ou úmido com água ou sabão neutro e precisa ser torcido de modo que não saíam gotas d’água. Os estofados das cadeiras também não devem ser limpos com pano muito molhado, porque umidade excessiva pode causar mofo e mau cheiro no tecido. O ideal é que a poeira seja retirada com um pano seco e, periodicamente, o estofado seja lavado por uma empresa profissional.

6- Manuseie os móveis com cuidado

Móveis de escritório que são mudados com frequência de lugar, principalmente de maneira abrupta e sem o cuidado necessário, tendem a ter a sua estrutura danificada e durarem menos. Para conservar o seu móvel, evite mudanças constantes e, caso seja realmente necessário fazê-las, faça com cuidado, para que ele não esbarre em paredes ou em outros móveis e permaneça com a sua estrutura livre de danos e arranhões. Bater portas e gavetas também é uma maneira de acelerar o desgaste dos móveis de escritório, já que as dobradiças são fabricadas para abrir e fechar em um determinado tempo e, quando esse tempo é acelerado, pode se afrouxar, fazendo com que as portas ou gavetas não se fechem corretamente.

7- Adquira apenas móveis de escritório de boa qualidade

Nenhuma das dicas de conservação são úteis se os móveis não forem feitos com materiais de boa qualidade. Ao adquirir os seus móveis de escritório, tenha certeza de que os materiais usados em sua fabricação são de boa qualidade e que o fabricante se preocupou com todos os detalhes, para que não haja surpresas desagradáveis durante o uso.

Se você está buscando por plataforma de trabalho cadeiras, mesas e demais móveis de escritório, conte com a Paluca Móveis! Trabalhamos com fabricação e montagem de móveis de qualidade e com layout diferenciado. Garantimos a durabilidade e conservação de todos os nossos produtos, por meio de uma equipe formada por profissionais competentes, que se preocupam com os detalhes, desde a medição do espaço para os móveis de escritório em sua empresa, até a entrega e montagem.

Entre em contato conosco e peça o seu orçamento!