Blog
Tudo sobre decoração para escritórios.

Dicas de decoração para escritórios

Em , , , , ,

Nem sempre um gestor está atento à importância da decoração para escritórios e acaba criando espaços que são apenas funcionais e pouco inspiradores. Um ambiente corporativo precisa de elementos decorativos, de visual atraente e diferenciado, que sirvam de inspiração tanto para os colaboradores quanto para os clientes. Mas, nem toda empresa pode apostar em um visual completamente descontraído. Por isso, é importante analisar alguns detalhes antes de decidir qual a melhor decoração para o seu escritório.

A decoração para escritórios ajuda a transformar ambientes monótonos em espaços estimulantes e agradáveis. Segundo o site de notícia BBC, 38% das pessoas se tornam mais produtivas quando o escritório é bem decorado. A reportagem relata ainda que a permissão para que o funcionário decore sua plataforma de trabalho com objetos pessoais também contribui para melhorar a produtividade. Deseja saber algumas dicas sobre decoração para escritórios? Acompanhe esse artigo da Paluca Móveis.

Decoração para escritórios de acordo com cada empresa

Como foi dito, não são todas as empresas que podem apostar em um ambiente colorido e completamente descontraído. Mas, como saber qual a melhor decoração para cada escritório? Primeiramente, devemos analisar algumas questões, como:

  • quais os valores da empresa;
  • qual é o posicionamento que a empresa deseja alcançar no mercado;
  • como é o clima entre os funcionários;
  • como os clientes devem se sentir no interior do escritório;
  • como é o dia a dia dos funcionários;
  • como a decoração pode contribuir para a produtividade.

A seguir, veremos algumas dicas que facilitarão uma escolha ideal de decoração para escritórios.

Definição das cores

Depois de uma análise profunda dos objetivos da empresa, é o momento de definir as cores que serão mais coerentes na decoração, de acordo com o que a companhia deseja transmitir para o mercado.

Você pode definir duas cores principais: a que será usada nas paredes e as que darão um toque especial a elementos importantes. Também é importante definir outros dois ou três tons que sejam pontuais no ambiente e estejam presentes em objetos decorativos. Com essas cores que servem como complemento, é possível dar personalidade à decoração, mesmo em um escritório que peça seriedade, como de advocacia.

Antes de decidir qual a melhor paleta de cores para a decoração, devemos aprender um pouco sobre o que cada cor representa.

  • Vermelho: é considerada a cor da paixão. Estimula a frequência cardíaca e a respiração.
  • Laranja: transmite alegria e aumenta a confiança. Além disso, traduz o otimismo e estimula o sistema respiratório.
  • Amarelo: deixa o ambiente mais alegre e desperta a curiosidade. Também alivia o cansaço e dores de cabeça.
  • Verde: o verde é usado com o intuito de relaxamento. Reduz a excitação nervosa, a fadiga e a pressão arterial.
  • Azul: o azul transmite serenidade, paciência e harmonia para o ambiente.
  • Roxo: reduz a ansiedade e o medo e desperta a criatividade.
  • Rosa: ajuda a relaxar e tem efeitos positivos e de motivação.

Decorando as paredes

Normalmente, os escritórios têm paredes brancas e que não recebem nenhum tipo de decoração. Mas, até em ambientes alugados é possível inovar e criar decorações bonitas e interessantes nas paredes. Saberemos como, a seguir.

Adesivos de parede: os adesivos são uma maneira simples e barata de dar um charme a mais à decoração para escritórios. Eles podem ser comprados prontos ou feitos sob medida, podendo assim utilizar a identidade visual da marca também nas paredes do escritório. Outra vantagem é que os adesivos são fáceis de instalar e, normalmente, não necessitam de mão de obra especializada. A maioria dos adesivos não causa dano à parede em que eles são instalados, mas é preciso cuidado para retirá-los.

Ideias para a decoração para escritórios.

Papel de parede: existem diversos tipos de papel de parede disponíveis no mercado, com diferentes cores, texturas e estampas. Por esse motivo, o papel de parede é o revestimento mais usado na decoração para escritórios. O tipo vinílico é o mais indicado para locais com grande circulação, pois, além de bonitos, são fáceis de limpar. Os papéis de parede contribuem com isolamento acústico e térmico para o ambiente, além de muitos serem antichamas e antialérgicos.

Quadros/pôsteres: quadros são elementos decorativos extremamente interessantes e podem deixar qualquer ambiente mais aconchegante e colorido. Eles podem conter uma série de elementos que ajudam a deixar a decoração para escritórios mais personalizada. Arquitetos podem utilizar quadros com plantas de projetos já concluídos; fotógrafos podem estampar o seu trabalho; agências de publicidade podem expor campanhas de sucesso. Além de dar um charme à decoração, os quadros podem estampar um pequeno portfólio da empresa.

Escolhendo os móveis

Quando estiver escolhendo os móveis para escritório, é preciso levar três pontos em consideração: simplicidade, versatilidade e qualidade.

Escritórios necessitam de mesas grandes, pois o número de objetos que ficarão sobre elas é considerável. Se você quiser otimizar o seu espaço, uma boa opção é a estação de trabalho 4 lugares, pois assim você consegue aproveitar ao máximo o espaço disponível.

As cadeiras precisam ser ergonômicas, pois seus colaboradores passarão bastante tempo sentados e cadeiras desconfortáveis podem gerar graves problemas de saúde. Além disso, móveis para organização do escritório são fundamentais, pois ambientes desorganizados contribuem para diminuir a produtividade.

Se você procura um local para adquirir os melhores móveis para completar a decoração para escritórios, conte com a Paluca Móveis. Produzimos móveis de escritório personalizados no RJ, pensados especialmente para o espaço e a decoração da sua empresa. Além disso, oferecemos o que há de mais moderno no mercado, com assistência técnica permanente. Entre em contato conosco e conheça nossos produtos.

Links úteis:
móveis de escritório RJ
mesa para refeitório