Blog
Dados sobre iluminação para o escritório.

Dicas de iluminação para o escritório

Em , , ,

Muitas pessoas passam, no mínimo, oito horas por dia no ambiente de trabalho. O escritório algumas vezes é visto como segundo lar e, assim como na nossa própria casa, devemos aproveitar a estadia da melhor maneira possível. A iluminação para o escritório é um dos detalhes mais importantes para fazer com que o ambiente seja aconchegante e acolhedor, portanto, é um dos fatores que determina a sua produtividade. Pensando nisso, a Paluca Móveis selecionou alguns aspectos importantes que devem ser considerados na hora de escolher a iluminação para o escritório. Confira!

Como escolher a iluminação para o escritório?

A iluminação para o escritório deve ser projetada de acordo com a disposição dos funcionários e dos móveis de escritório contidos na sala. Uma dica é evitar trabalhar sob iluminação direta de lâmpadas no teto, porque a energia de uma luz muito incisiva pode gerar estresse, calor e atrapalhar a produtividade do funcionário.

Evite também instalar uma iluminação de voltagem muito alta. Além de aquecer o ambiente, o reflexo da luz em papéis e objetos gera um brilho que causa incômodo à visão.

Iluminação difusa

Procurar maneiras de difundir a luz no ambiente é uma ótima alternativa para que a iluminação para o escritório ocorra de maneira uniforme, sem criar contrastes indevidos, brilhos exagerados ou sombras. Para isso, uma boa dica é utilizar lâmpadas de LED. Por serem lâmpadas frias, elas resultam em uma iluminação mais aberta e homogênea, além de serem extremamente econômicas.

Outro cuidado importante no ambiente corporativo é a escolha da cor das paredes. Por se tratar de um ambiente de trabalho, o mais indicado é que as paredes sejam brancas ou de tons claros, pois tais tons refletem a luz com facilidade e dão uma sensação maior de claridade.

Posição das luzes

É extremamente importante prestar atenção na posição da luz em relação aos móveis de escritório, funcionários e tarefas que são desempenhadas no ambiente corporativo. Por exemplo, se existir um foco de luz logo atrás da sua mesa de escritório enquanto você trabalha com o computador, isso provavelmente irá gerar um brilho incômodo no seu monitor. Portanto, tome cuidado na hora de determinar a posição dos focos de luz, para que eles não sejam prejudiciais à produtividade dos funcionários. Além disso, a posição certa das luzes também ajuda a deixar em evidência a qualidade dos móveis para escritório. Móveis de qualidade, como os da Paluca Móveis, merecem estar em evidência.

Uma solução são luminárias para mesa de escritórioque são móveis e ajustáveis. Com elas, é possível alterar a posição do objeto em cima da superfície, assim como a direção da lâmpada.

Foco de luz

É importante que pessoas que trabalham com computador, arquivos e tarefas intensas tenham uma fonte de luz bem definida e direcionada ao que se está fazendo.

Os spots de LED são uma ótima opção para quem deseja instalar a luz no teto porque são peças que direcionam o foco da luz.

Saiba mais sobre iluminação para o escritório!Luminárias próprias para mesa de escritório também podem ser uma solução, já que são ajustáveis e articuladas.

Iluminação natural

O cuidado com o projeto da iluminação para o escritório é fundamental, mas a luz natural não deve ser dispensada. Além do uso da luz natural que vem de portas e janelas ser uma solução sustentável, ela pode ser uma ótima alternativa para a saúde dos funcionários.

Ficar muito tempo em um ambiente sem acesso a nenhum tipo de iluminação natural é o mesmo que dispensar uma produção gratuita de vitamina D, que atua no fortalecimento dos ossos. Além disso, luz natural também pode deixar as pessoas mais otimistas e entusiasmadas e ela proporciona toda a estimulação mental e visual necessária para regular os ritmos cardíacos e respiratórios. Não devemos dispensar esse presente da natureza, não é mesmo?

Quais os riscos de uma iluminação ruim?

O risco mais provável que uma pessoa está sujeita por uma iluminação ruim é o de potencializar sua exposição a outros riscos. Ou seja, em uma sala com máquinas em movimento, mesmo que ocorra toda uma sinalização adequada ou proteções, se a iluminação for ruim o trabalhador pode ser vítima de um acidente por não conseguir enxergar nem as sinalizações e nem as máquinas. Normalmente, nós esquecemos ou desconhecemos aquilo que não conseguimos enxergar, por isso, a iluminação para o escritório é tão importante.

Existe ainda outro risco ao que o trabalhador é exposto, é relacionado ao efeito estroboscópico. Esse fenômeno acontece quando a frequência da luminosidade em um ambiente se iguala a frequência de uma máquina no mesmo local. Assim, a visão humana não consegue identificar se a máquina está parada ou em movimento. Essa sensação pode ser comparada a luz estroboscópica em boates. Quando ligadas, não somos capazes de identificar se as pessoas estão paradas ou dançando.

Iluminação e decoração

A iluminação para seu escritório também é uma ótima maneira de ressaltar objetos decorativos e até mesmo o ótimo design do seu ambiente corporativo. Se você está à procura de móveis para escritório de qualidade, como mesas e cadeiras de escritório, para combinar com a beleza da sua iluminação, conte com a Paluca Móveis. Criamos móveis personalizados para o seu ambiente corporativo. Entre em contato conosco e saiba mais.

Links úteis:
estação de trabalho
balcão de atendimento