Blog
Melhorando a recepção do consultório

Dicas para melhorar a recepção do consultório

Em , , , ,

A ida a um consultório médico pode ser bem desconfortável em alguns casos. Geralmente, as pessoas buscam esses estabelecimentos para o tratamento de algum problema de saúde ou para se certificar de que está tudo bem. Nas duas situações, os momentos costumam ser de tensão, fazendo com que todo conforto e aconchego sejam indispensáveis. Nesse cenário, a recepção do consultório deve transmitir exatamente esses sentimentos e despertar a tranquilidade de que as pessoas precisam.

Se você quer tornar o seu consultório um lugar mais agradável e deseja começar pela recepção, a Paluca Móveis vai te ajudar! Preparamos esse artigo com algumas dicas para transformar a recepção do consultório em um lugar acolhedor, que passe a melhor das impressões para seus pacientes e visitantes e aumente a credibilidade do seu estabelecimento. Afinal, uma recepção organizada e impecável pressupõe que todo o restante do consultório tenha as mesmas qualidades. Confira nossas dicas!

8 dicas para tornar a recepção do consultório impecável

Quando a recepção do consultório é um local confortável e agradável, o paciente é envolvido pela sensação de tranquilidade, fazendo com que a ansiedade pelo diagnóstico diminua e o tratamento dado pelo médico seja facilitado e mais eficaz.

Além disso, um paciente relaxado é mais interativo com o seu médico, uma vez que a confiança com o profissional que vai lhe atender é nutrida desde o primeiro contato, que é na recepção do consultório.

Sabendo que o local do atendimento influencia diretamente na estabilidade emocional do paciente, separamos 8 dicas para fazer da recepção um local de boas-vindas aos pacientes e aumentar a sua credibilidade perante todos os que buscam o seu estabelecimento para serem atendidos.

Aprenda a melhorar a recepção do consultório

1- Nada de revistas velhas

Esse é um dos maiores clichês na recepção do consultório. Muitas pessoas imaginam chegar nesses locais e encontrar um lugar monótono, com revistas repletas de notícias ultrapassadas. Mude esse estereótipo! Deixe disponível na recepção do seu consultório revistas de diversos segmentos, com exemplares atualizados e notícias relevantes para seus pacientes.

Não se restrinja à notícias da área médica ou do seu segmento de atuação. Ofereça variedade, para que todos os que aguardam atendimento possam se distrair ou se informar como bem quiserem. Providencie também alguns livros e, se possível, ofereça-os emprestados a seus pacientes. Essa pode ser uma maneira de criar laços de amizade e confiança com eles no decorrer do tratamento.

2- Libere o acesso à internet

Em tempos em que a tecnologia faz parte do dia a dia de tanta gente, liberar o acesso à internet pode fazer com que o seu consultório ganhe alguns pontos junto aos pacientes. Além disso, pode ser uma forma de promover o seu negócio. Existe uma ferramenta no Facebook que integra a página do seu negócio na rede social ao wi-fi.

Desta forma, os pacientes fazem check-in na recepção do consultório ao se conectarem, fazendo com que ele seja divulgado aos amigos. Assim, além de agradar os seus pacientes, poderá conquistar outros.

3- Tome cuidado com o conteúdo da TV

Apesar de ser presença constante na recepção do consultório, as TVs nem sempre cumprem o seu papel nesses lugares, que é entreter e tranquilizar os pacientes que aguardam atendimento. Isso acontece, principalmente, graças às escolhas erradas da programação. Então, se você deseja inserir uma televisão na recepção do seu consultório, tenha muito cuidado ao definir o que será transmitido nela.

Opte por canais socioeducativos, que cumpram um papel informativo. Evite canais de músicas ou a programação das grandes emissoras de TV. A menos, é claro, que seja um pedido do paciente que está aguardando atendimento. Nunca se esqueça que tudo deve ser pensado para o bem-estar dele, então, nada mais justo que ele tenha o poder de escolher o que assistir.

4- Preze pela limpeza e organização

Por mais que pareça uma dica óbvia, nunca é demais lembrar o quanto a limpeza e a organização são fundamentais para transmitir uma boa impressão sobre a recepção do

consultório. Nunca se esqueça dos detalhes, como não deixar que as lixeiras se encham e nem que os vidros fiquem manchados. A poeira também deve ser retirada com frequência, os tapetes devem estar sempre limpos e tudo deve estar na mais absoluta ordem.

A limpeza tem papel importante na manutenção da saúde e, por isso, deve estar sempre impecável, principalmente na recepção do consultório. Os paciente nunca voltariam em um consultório que não obedeça aos mais altos padrões de higiene e limpeza, porque como dissemos, a recepção é um reflexo do consultório inteiro.

5- Tenha sempre água e café disponíveis

É uma grande gentileza chegar em algum lugar e se deparar sempre com água fresca e café quente nos esperando. Essa atitude também é vista com bons olhos pelos pacientes que chegam a um consultório. Afinal, nunca se sabe há quanto tempo eles estão fora de suas casas ou quanto tempo de espera será necessário para que sejam atendidos. Se possível, além do café, deixe disponível biscoitos ou pequenos doces, para que seus pacientes se sintam bem-vindos à recepção do consultório em que serão atendidos.

6- Conte com uma recepcionista capacitada

A recepcionista é a representante dos médicos junto aos pacientes. O atendimento dela será o parâmetro usado por eles para decidir se confiam ou não no profissional escolhido para se consultar. Sendo assim, não corra riscos!

Conte com uma profissional treinada, que conheça os atendimentos realizados em seu consultório e, acima de tudo, tenha cordialidade e destreza no trato com as pessoas. Simpatia é indispensável, principalmente levando em conta que pode ser um momento delicado para o paciente, que precisa de um atendimento diferenciado para se sentir seguro em ser atendido em seu consultório.

7- Pense com cuidado na decoração

Existe uma certa resistência da maioria dos médicos na hora de decorar o seu consultório, inclusive a recepção. O branco é quase uma unanimidade e, por isso, quase se tornou uma regra. Mas, não precisa ser assim. As cores têm um grande poder sobre o ambiente e podem ser inseridas também no consultório, desde que haja bom senso e cautela.

O azul é uma ótima cor para esses estabelecimentos, porque transmite segurança e confiança. Já o verde, cor que denota motivação, esperança e tranquilidade, também é muito associada à saúde. Cores mais fortes, como marrom, preto e vermelho devem ser deixadas para pequenos itens, como molduras e vasos decorativos.

Espelhos e plantas são detalhes bastante significativos, que dão um ar de sofisticação ao ambiente. Almofadas também são bem-vindas, porque transmitem conforto e acolhida. Mas, é indispensável que sejam higienizadas com a frequência correta.

8- Escolha os móveis adequados

Os móveis são parte importante da recepção do escritório. Em primeiro lugar, porque eles impactam diretamente na aparência do ambiente. Devem combinar com as cores escolhidas e com os demais elementos da decoração, para que todo o espaço fique aconchegante e harmonioso.

Além disso, eles podem ser a resposta para o que os pacientes tanto procuram: conforto. Móveis de qualidade e confortáveis podem transmitir o alento e a tranquilidade de que os pacientes tanto precisam nesse momento. Além dos pacientes, quem precisa estar confortável também é a recepcionista. Afinal, são quase 8 horas nesse lugar, sempre com o sorriso no rosto e a boa vontade de atender a todos. Como atender bem aos pacientes estando desconfortável, não é mesmo?

Escolha móveis que respeitem as regras de ergonomia, sejam de qualidades e bonitos. Assim, a recepção do consultório terá a melhor aparência e o maior conforto para receber os seus pacientes como eles precisam e merecem.

Se você procura por móveis que darão uma nova vida à recepção do consultório, conte com a Paluca Móveis! Em nosso catálogo, você pode encontrar cadeira secretária e demais móveis para recepção, com a beleza e a qualidade que você procura.
Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos, tire as suas dúvidas e peça seu orçamento!

 

Outros links úteis:
móveis para escritório rj;
móveis de escritório rj;
plataforma de trabalho;
cadeira universitária.