Blog
Vale a pena empregar escritórios open space?

Escritórios open space valem a pena?

Em , , , , ,

Escritórios open space são ambientes que não possuem paredes para dividir setores ou estações de trabalho. São ideais para quem pretende criar um espírito colaborativo e dinâmico, pois esse tipo de layout traz facilidade para gestores e versatilidade, uma vez que mudanças se tornam mais fáceis e práticas. É importante lembrar que o open space não deve ser instalado na sua empresa apenas por moda. Embora seja uma tendência do mercado, cada empresa tem cultura e valores que devem ser respeitados no projeto arquitetônico.

Se você cogitou a possibilidade de implantar um ambiente open space no seu escritório, acompanhe esse artigo e descubra, com a Paluca Móveis, as vantagens e desvantagens de escritórios open space, além de melhores maneiras de aproveitar esse tipo de ambiente. Confira!

Pontos positivos de escritórios open space

Menor custo

Escritórios open space são mais econômicos porque permitem que várias pessoas sejam acomodadas em menos espaço. Essa é uma vantagem bem interessante para empresas pequenas e start-ups.

A conta de eletricidade também tem o custo diminuído, uma vez que o espaço, mesmo sendo grande, é menor do que aquele que seria necessário para acomodar cada funcionário em uma sala específica. A iluminação fica mais em conta, já que é usada com menos frequência, uma vez que o ambiente open space é mais arejado e iluminado, por ser amplo.

Alteração de layout

Se o layout do escritório precisa ser alterado ou equipes reorganizadas, em escritórios open space essa tarefa se torna muito mais fácil.

Facilidade de comunicação

É mais rápido e fácil se comunicar em escritórios open space. Não há tempo desperdiçado na locomoção para diferentes áreas da empresa, porque todos estão no mesmo ambiente. O open space ainda permite que vários departamentos fiquem reunidos de maneira eficaz e produtiva, o que também gera um bom relacionamento profissional entre todas as áreas da empresa.

Em escritórios open space também é possível reduzir o tempo de espera nas respostas entre os setores, que se tornam imediatas. A comunicação é facilitada, uma vez que a pessoa com quem queremos falar está a uma curta distância. Isso também diminui a solidão de funcionários que trabalham sozinhos e fechados em uma sala.

Produtividade

Em escritórios open space todos podem, facilmente, ser inseridos em uma conversa de trabalho, promovendo um brainstorming eficiente e trabalho em equipe constante.

Facilidade de supervisão

A supervisão de uma equipe se torna muito mais fácil se ela estiver em um ambiente integrado. Em um escritório open space, os administradores, gestores e gerentes estão em contato direto com os seus funcionários. Se um problema ocorre, ele é facilmente identificado e solucionado.

Pontos negativos de escritórios open space

Possibilidade de desconcentração

É natural que espaços abertos apresentem mais ruídos que espaços fechados. Os funcionários ficam em uma área em que convivem o tempo todo com as conversas alheias, sejam telefônicas ou presenciais, música ambiente, entre outras questões que podem levar algumas pessoas à distração, diminuindo a produtividade e aumentando a possibilidade de erro.

Outro fator importante é que o movimento de pessoas é mais intenso e isso também pode desconcentrar colaboradores que estão sentados. Resumindo, ouvir o que os colegas fazem e dizem o tempo todo pode causar desconcentração.

Privacidade

A privacidade em escritórios open space é zero. No caso de você precisar telefonar para alguém ou conversar com um colega de trabalho sobre algo confidencial, precisa ter em mente que todos os outros vão ouvir. Ou você espera para conversar em um local mais privado – o que acarreta em perda de tempo; ou fala baixo – o que atrai mais atenção das pessoas à sua volta.

Interrupções desnecessárias

A proximidade física traz a ilusão de que o outro está sempre disponível. Em escritórios open space é comum que um acabe interrompendo o fluxo de trabalho de quem está ao lado com questões que não são relevantes ou que podem esperar.

Conflitos sobre iluminação e ar condicionado

É impossível agradar a todos os tipos de pessoas, portanto, iluminação e temperatura do ar condicionado podem se tornar causas de conflitos em ambientes open space. Uns sentirão frio demais, outros calor demais. Alguns acharão que a luz está boa, outros que a sala está escura. Por isso, é importante atingir um padrão para que conflitos desnecessários entre os colaboradores não ocorram.

Escolhendo móveis para ambientes open space

Um dos escritórios open space.

A escolha dos móveis de escritório é fundamental para que o ambiente de escritórios open space seja aproveitado da melhor maneira possível.

Aposte na plataforma de trabalho para fazer com que o espaço seja otimizado. Você pode organizar as plataformas por equipes, fazendo com que os membros de cada setor fiquem perto um do outro, facilitando o diálogo e a resolução de problemas. Você também pode usar divisórias para dar mais cor e forma ao ambiente.

Se quiser inovar, brinque com o formato das mesas, contratando uma empresa que faça móveis personalizados, para interromper a monotonia linear do espaço. Para isso, conte com a Paluca Móveis, a melhor do RJ. Móveis com preço em conta e qualidade para o seu escritório.

Agora que você já conhece as vantagens e desvantagens de escritórios open space, pense no que é melhor para a saúde mental dos seus funcionários e mãos à obra.

Veja também:
móveis para escritório RJ
mesa para refeitório
cadeira universitária RJ