Blog
montar um bom consultório de psicologia

Como montar um bom consultório de psicologia?

Em , , , ,

Para montar um bom consultório de psicologia é preciso ter em mente que esse é um lugar que, geralmente, oferece apoio e conforto aos que o frequentam para os seus tratamentos. É preciso que seus pacientes se sintam bem desde o primeiro contato até os dias de tratamento. Uma equipe bem treinada é essencial. Na decoração, cores sóbrias, que transmitam a ideia de alento juntamente com a sensação de acolhimento, devem predominar. Também os móveis devem ser escolhidos para reforçar essa ideia e fazer com que todos os que chegam a esse lugar tenham a sensação de que ali encontram a calma da qual tanto precisam.

Se você quer montar um bom consultório de psicologia, que passe a mensagem de credibilidade e de profissionalismo da qual você precisa, a Paluca Móveis vai te ajudar: separamos nesse artigo algumas dicas, que vão tornar todo o ambiente, desde a recepção até os consultórios, um ótimo lugar para você, seus funcionários, pacientes e visitantes. Confira!

6 dicas para montar um bom consultório de psicologia

dicas de como montar um bom consultório de psicologia

1- Pense com cuidado na localização

O primeiro passo para montar um bom consultório de psicologia é a escolha do lugar onde ele será instalado. Busque por um espaço amplo, com salas espaçosas e com o tamanho adequado para comportar a sua equipe. O lugar deve ter, pelo menos, uma área especial para a recepção e dois consultórios. Também é interessante que seja na região central da cidade, onde está o maior movimento e o acesso seja mais facilitado.

Não se esqueça do estacionamento: o ideal é que seja próprio do consultório, mas, se não for possível, deve ser bem próximo. Fique atento também às instalações do imóvel e à condição das redes elétricas e hidráulicas. Ainda que você vá fazer uma reforma, é bom ter uma boa base e uma estrutura reforçada, que não apresente riscos e nem apresente danos a curto e médio prazo.

2- Conte com uma equipe preparada

Recepcionistas, auxiliares de serviços gerais, secretárias, psicólogos parceiros e demais pessoas que venham a trabalhar com você em seu consultório devem ser capacitadas, treinadas e bem preparadas para lidar com todas as situações que possam surgir no dia a dia, tanto no próprio consultório, quanto com os pacientes. É preciso que eles também transmitam, em suas atitudes no trabalho e no trato com os pacientes, a credibilidade e a imagem que você deseja passar com o seu consultório, para que todos os que nele entrar se sintam confortáveis e bem tratados ali.

3- Não exagere nos itens decorativos

A decoração é um item importante a ser levado em conta na hora de montar um bom consultório de psicologia. Toda a estrutura do consultório deve ser pensada de modo a oferecer a melhor condição de trabalho para os funcionários e todo o conforto e acolhimento do qual os pacientes precisam. O segmento de atuação do consultório também deve ser levado em conta. Por isso, separamos algumas dicas de decoração para consultórios que atendem adultos e os que atendem crianças.

Consultórios infantis:
– tenha na recepção um televisor, que transmita programas educativos infantis;
– lápis de colorir e papéis em branco são ótimos para que as crianças liberem seus pensamentos e se distraiam enquanto esperam;
– evite objetos de vidro, como vasos e mesas de centro, bem como superfícies com quinas. Opte por materiais reforçados e com pontas arredondadas;
– disponha em locais estratégicos alguns brinquedos pedagógicos.

Consultório para adultos:
– plantas transmitem a sensação de bem-estar. Por isso, escolha algumas espécies e as posicione em locais estratégicos;
– quadros de natureza morta ou de paisagens são bem-vindos;
– tapetes passam conforto, por isso, um bem grande, entre os assentos, pode ser uma boa opção;
– tenha livros e revistas (atuais!) disponíveis. Fazer empréstimo deles aos pacientes aumenta a relação de confiança entre vocês.

4- Fuja dos barulhos exagerados

Nada de colocar um som alto, com músicas agitadas e dançantes, nem a televisão em um canal com programas que façam barulho e com apresentadores estridentes. Nem mesmo na recepção. Montar um bom consultório de psicologia requer transmitir em todos os detalhes a serenidade e a calma que seus pacientes estão ali para buscar. Opte por uma música calma, que não passe de um som ambiente, e pergunte aos pacientes se desejam assistir algum canal enquanto aguardam atendimento. Fontes de água também emitem um som reconfortante e podem ser instaladas.

5- Planeje bem a palheta de cores

Em um consultório para adultos, escolha cores sóbrias, como o bege, azul ou verde bem claro e detalhes em branco. Caso queira pontos de cor, deixe para a decoração, com vasos de plantas ou molduras de quadro. As paredes e o piso devem refletir a sobriedade que o consultório de um psicólogo requer.

Já em consultórios infantis, as cores são mais bem-vindas. Crianças gostam de cores e se sentem mais confortáveis com elas. Mas, nada de exagerar! Escolha uma parede para ter uma decoração o uma cor mais forte. Também é interessante ter parte do piso colorido, como pisos amortecedores, por exemplo.

6- Escolha móveis de qualidade

A mobília deve ser muito bem pensada na hora de montar um bom consultório de psicologia. Cadeiras e estofados macios, aconchegantes e espaçosos devem estar presentes, bem como armários para arquivos e para os livros. A recepcionista também precisa de uma cadeira confortável para que desempenhe seu papel com conforto e uma ampla plataforma de trabalho, para atender bem todos os pacientes e visitantes. Busque por móveis imponentes e de qualidade, que levem os seus pacientes a crer que você se preocupa com todos os detalhes.

 

Na hora de adquirir os móveis para montar um bom consultório de psicologia, conte com a Paluca Móveis! Temos um amplo catálogo de móveis para escritório disponível e, se for a sua vontade, realizamos projetos sob medida! Entre em contato conosco, conheça tudo o que podemos fazer por você e peça um orçamento!

 

Links úteis:
mesa para refeitório 
móveis para escritório RJ
móveis de escritório RJ
cadeira universitária rj