Blog
Aprenda o que influencia na produtividade dos funcionários

Fatores que influenciam a produtividade dos funcionários

Em , ,

A produtividade dos funcionários de uma empresa é influenciada por diversos fatores. Por isso, pode acontecer de até mesmo os funcionários mais estimulados não produzirem o quanto gostariam ou o quanto a empresa precisa, porque tudo o que está acontecendo à sua volta interfere diretamente no seu trabalho. Qualidade dos móveis de escritório, desorganização e temperatura do ambiente são alguns dos fatores que influenciam na produtividade dos trabalhadores e nos resultados apresentados, tanto de maneira positiva, quanto negativa.

Se você procura meios de aumentar a produtividade dos funcionários da sua empresa, a Paluca Móveis preparou esse artigo para te ajudar! Explicaremos alguns dos fatores que mais influenciam no dia a dia de trabalho em uma empresa, para que você possa ficar atento a todos os detalhes e tornar o ambiente corporativo propício para uma melhora na produtividade dos funcionários.

7 fatores que influenciam diretamente na produtividade dos funcionários

Como o dia a dia pode influenciar a produtividade dos funcionários

Sons e temperatura do ambiente

Os fatores externos, como os barulhos e a temperatura do escritório, devem ser rigorosamente controlados, para garantir a produtividade dos funcionários de uma empresa. A Universidade Americana Cornell constatou, por meio de um estudo, que quando a temperatura de um escritório está abaixo dos 20ºC, a produtividade dos funcionários cai para metade da obtida em torno dos 25ºC. Por mais que não haja unanimidade nesses fatores, sons e temperatura são características decididas a partir de um consenso.

Uma Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho (NR17) determina que a temperatura em um escritório deve variar entre 20 e 23 graus. Já o problema do barulho pode ser resolvido com as disponibilização de fones de ouvido. Dessa forma, o funcionário que se sentir incomodado poderá usá-lo para abafar os sons ou ouvir algo de sua preferência, para que consiga se concentrar.

Falta de motivação e de estímulos positivos

A empresa de consultoria Right Management realizou uma pesquisa com 30 mil pessoas em 15 países, incluindo o Brasil, e concluiu que pessoas motivadas são 50% mais produtivas. Essas motivações, no entanto, não se tratam de recompensas materiais, apenas; recompensas sociais, simbólicas e estímulos como reconhecimento, elogios e valorização são mais decisivos para que o funcionário se sinta motivado do que os rendimentos financeiros.

Sendo assim, elogiar os colaboradores da sua empresa, reconhecer esforços na realização das atividades e incentivá-los a aprender cada vez mais pode fazer com que eles se sintam motivados e aumentar significativamente a produtividade dos funcionários.

Problemas nos equipamentos de trabalho

A infraestrutura oferecida pela empresa interfere diretamente na produtividade dos funcionários. É muito importante propiciar os equipamentos adequados e de boa qualidade, para que todos possam realizar o seu trabalho da melhor maneira. Computadores, ferramentas e demais aparatos tecnológicos oferecidos pela empresa devem ser atualizados, a fim de não abrir espaços para gargalos e contribuir na busca das melhores soluções disponíveis para a resolução de problemas. Assim, o trabalho será realizado de maneira prática e sem dores de cabeça desnecessárias.

Desorganização

A desorganização pode ser a grande vilã da produtividade dos funcionários. Isso porque é muito difícil, para não dizer impossível, produzir bem em um local desorganizado, em que você não sabe localizar os objetos necessários, sem o mínimo de regras de convivência e onde não há disciplina.

Sendo assim, defina bases de comportamento para seus funcionários, para que eles saibam exatamente até onde podem ir, e crie métodos bem definidos para a realização dos trabalhos em sua empresa. Tenha lugares para os materiais e cobre de todos os colaboradores da sua empresa que as regras de convívio sejam seguidas.

Uma empresa organizada, com processos atualizados e definidos para a execução das tarefas, tende a manter todos motivados e aumentar a produtividade dos funcionários.

Falta de comunicação

A comunicação é parte fundamental no aumento da produtividade dos funcionários e deve ser categorizada em duas frentes: comunicação interna e comunicação externa.

A comunicação interna é relacionada à troca de informações da empresa com o funcionário, também chamada de comunicação corporativa. É importante para o funcionário saber das novidades da empresa, como mudanças na gestão, atualização de sistemas, projetos reconhecidos e demais informações que o integre à empresa e faça com que ele se sinta cada vez mais parte efetiva da equipe. Quadros de avisos, reuniões periódicas e newsletters são uma importante ferramenta para a comunicação interna da empresa.

Já a comunicação externa é o contato do funcionário com o “mundo exterior”. Diversas empresas proíbem esse contato durante o expediente, acreditando estar contribuindo para a sua concentração. Mas, é preciso cuidado para que essa proibição não acabe gerando o efeito contrário. É claro que impor regras é essencial mas, mais do que reprimir, orientar para que todos tenham bom senso pode ser uma ótima maneira de melhorar a comunicação e aumentar a produtividade dos funcionários.

Convivência e interação da equipe

Um ambiente de trabalho harmonioso pode ser a chave para o aumento na produtividade dos funcionários. Uma pesquisa feita pela rede profissional LinkedIn prova isso: quase metade dos entrevistados, de 14 países diferentes, afirmaram que ter amizades no trabalho as tornam pessoas mais felizes e produtivas. Sendo assim, estimule a interação entre os funcionários da empresa, para que eles se sintam abertos à troca de informações.

Reprima qualquer indício de bullying no ambiente de trabalho, bem como quaisquer brincadeiras que possam denegrir a imagem de algum colaborador. Manter uma boa convivência de todos os que trabalham no mesmo ambiente é fundamental para, além de aumentar a produtividade dos funcionários, tornar a sua empresa um lugar prazeroso de se trabalhar e que estimula troca de ideias e aprendizados.

Conforto dos funcionários

A importância de encontrar os móveis para escritório corretos vai muito além da estética de uma empresa. A escolha não deve se basear apenas na aparência dos móveis, mas se eles respeitam as regras de ergonomia e são de boa qualidade, para ajudar a aumentar a produtividade dos funcionários e contribuir para a manutenção de sua saúde, conforto e bem-estar.

Um estudo coordenado pela empresa de consultoria americana Health and Work Outcomes mostrou que a produtividade de indivíduos que se sentavam em cadeiras confortáveis aumentou em quase 20%. Sendo assim, busque por móveis adequados, de boa qualidade e procedência, para que seus funcionários se sintam confortáveis e possam contribuir para o crescimento da sua empresa.

Gostou das nossas dicas? Deseja adquirir móveis de escritório que ajudem a aumentar a produtividade dos funcionários da sua empresa? Conte com a Paluca Móveis! Disponibilizamos em nosso catálogo vários modelos de cadeira secretária e demais móveis, como plataforma de trabalho, todos ergonomicamente corretos e adequados para o seu escritório. Oferecemos ainda armários e arquivos de aço, para contribuir com a organização no dia a dia de trabalho da sua equipe.

Entre em contato com a Paluca, conheça nossos produtos e peça seu orçamento!

Outros links úteis:
móveis de escritório rj;
móveis para escritório rj;
cadeira universitária.