Blog

Como acabar de vez com a procrastinação

Em , ,

Você sabe o que é procrastinação? Procrastinar é o hábito que temos de deixar nossos planos e metas para outro dia. Todos conhecemos esse sentimento, porém, por que adquirimos o hábito da procrastinação? A ciência explica!

Existem dois mecanismos no cérebro que colaboram para que um indivíduo procrastine. O primeiro é o sistema límbico, que se conecta com a parte do cérebro ligada ao prazer. Quando você sente vontade de algo, quando sente motivação para correr atrás de alguma coisa, é o sistema límbico que está no controle do processo. No entanto, esse sistema é imediatista – o que significa que ele gera demanda por um prazer instantâneo.

O outro responsável é o córtex pré-frontal. É ele quem faz planos a longo prazo, basicamente o contrário do sistema límbico. Porém, a maior fraqueza do córtex pré-frontal é o cansaço. Isso quer dizer que, quando ocorre a procrastinação, o córtex pré-frontal planeja ações futuras, mas o sistema límbico intervém, pedindo uma ação que traga prazer instantâneo.

Ou seja, você precisa fazer um relatório importantíssimo para entregar para o seu chefe às 08:00h de uma segunda-feira, mas no domingo às 21:00h sua única vontade é descansar e ouvir música. Quer acabar com isso? Confira já algumas dicas, como móveis de escritório adequados, que podem te ajudar a evitar a procrastinação:

Procrastinação: como evitar

Crie uma lista com os seus afazeres diários

Usando essa técnica, você poderá listar todos os seus afazeres e ter certeza de que cumpriu todos os necessários para aquele determinado dia. Das tarefas mais longas até as que duram dois minutos, liste todas. Caso não haja possibilidade de terminar todas as tarefas, deixe as que sobraram como as primeiras a serem cumpridas no dia seguinte.

Divida suas tarefas

lista procrastinação

É normal que a procrastinação aconteça quando temos uma tarefa muito grande para fazer. Em vez de tentar eliminá-la toda de uma vez só, o ideal é que você divida essa tarefa em várias partes menores, assim você vai conseguir eliminar todas sem ao menos se dar conta de quanta coisa fez.

Crie barreiras

Deixe de lado todas as redes sociais, ponha o celular no modo avião, desligue a televisão, e se desconecte de qualquer coisa que possa interferir na sua atenção. Afastando tudo aquilo que pode ser uma potencial distração e focando no que tem que ser feito você será um profissional mais eficiente.

Se recompense

chocolate procrastinação

Desenvolva um sistema de pequenas recompensas que serão dadas a você com o cumprimento de cada tarefa. Esses “mini presentes” servirão como um estímulo para finalizar seus afazeres. Toda vez que você terminar uma tarefa, se recompense. Essa recompensa pode ser um intervalo de alguns minutos, ou até mesmo uma barra de chocolate. Quem faz as regras é você!

Faça uma coisa de cada vez

Pode parecer que fazer várias coisas ao mesmo tempo é a melhor maneira de acabar com as tarefas de maneira rápida. Mas, isso não é verdade. Quando se faz várias coisas ao mesmo tempo, você acaba não dando a devida atenção a nenhuma delas, o que ocasiona tarefas incompletas ou mal feitas.

Trabalhe em um ambiente apropriado

ambiente procrastinação

Já existem pesquisas que indicam que algumas pessoas mantêm melhor o foco graças ao design, layout e medidas padronizadas implementadas em alguns móveis e ambientes.

Ter uma mesa de escritório adequada, com tudo o que se precisa ao alcance das mãos é uma maneira de evitar distrações. Uma cadeira de escritório confortável também é indispensável para manter o foco e evitar a procrastinação. Assim, se preocupar em ter uma estação de trabalho sob medida para suas necessidades é uma maneira de permanecer concentrado e fazer o trabalho render.

Que tal investir em uma reforma no seu ambiente de trabalho para ajudar a fugir da procrastinação? A Paluca Móveis é uma empresa especializada na venda de móveis para escritório, oferecendo o que há de mais moderno e inovador no mercado. Quer saber mais? Entre em contato e conheça nossos modelos.