Blog
como-aumetar-a-concentracao-no-trabalho

Saiba como aumentar a concentração no trabalho?

A concentração no trabalho é fundamental para garantir a produtividade e tornar a execução das tarefas mais prazerosas. Quando o profissional consegue dar conta de seus afazeres ele tem mais autoestima e se torna menos estressado. Porém, em uma rotina agitada isso nem sempre é fácil. Por isso, separamos algumas dicas sobre como aumentar a concentração no trabalho e se sentir mais produtivo.

Organização é a chave

Para ter uma boa concentração é fundamental ter uma boa organização no trabalho. O primeiro passo é ter uma mesa limpa, espaçosa e organizada. A cadeira deve ser bastante confortável e permitir que o trabalhador se sinta à vontade no ambiente de trabalho. Esses fatores podem passar despercebidos. No entanto, a bagunça no ambiente pode refletir no bem-estar fazer com que o funcionário se sinta em meio ao caos.
Além da mesa, é importante que as tarefas sejam bem organizadas. Uma boa ideia é ter uma agenda ou planner para conseguir anotar tudo o que precisa ser feito. O ideal é fazer isso no início da semana para que tudo fique bem planejado. Outra dica importante é colocar as tarefas menos legais na prioridade, assim como as tarefas urgentes.
Quando o trabalho está bem organizado o trabalhador se sente menos ansioso e pressionado. Com isso, a concentração também melhora.

Organize bem as pausas e o que fazer neste período

Não adianta trabalhar sem parar achando que vai dar conta de tudo. As pausas são essenciais para descansar a cabeça e voltar com gás total para o próximo período. Por isso, o funcionário deve organizar bem o tempo para que possa fazer algumas pausas ao longo do dia.
Além do almoço, é interessante fazer uma pausa para um café ou para um alongamento. Algumas pessoas se sentem bem fazendo meditação por alguns minutos. Fazer exercícios físicos, aliás, melhora a circulação sanguínea e pode fazer bem para o cérebro. Porém, é importante que tudo isso não leve muito tempo. Do contrário, o trabalhador pode ficar ansioso por não dar conta do que precisa ser feito.
Também é fundamental não abusar de bebidas energéticas como o café para não gerar ansiedade.

Elimine a exposição aos vilões da concentração

Quem quer se manter concentrado precisa manter distância das redes sociais. As redes são um dos maiores distrativos e podem também afetar a disposição. A dica é configurar o celular para que ele não envie notificações de mensagens do WhatsApp, Facebook, Instagram e outras redes.
Apesar de fazerem parte do trabalho ler e-mails também pode atrapalhar a concentração. Nem todos se referem a assuntos urgentes ou relacionados ao serviço. Para resolver esta situação é importante estipular um ou dois horários no dia para fazer esta tarefa.
Outro ponto interessante é que algumas pessoas se sentem melhor escutando músicas relaxantes durante o expediente. É importante fazer um teste para ver o que funciona bem.
Vale lembrar que em casa é fundamental relaxar depois de um dia de trabalho. Para isso, as recomendações são dormir ao menos 8 horas por dia e ter uma dieta balanceada.
Para conhecer alguns móveis que podem auxiliar na organização do ambiente de trabalho visite nosso site: palucamoveis.com.br.

Compartilhe: