Blog
estilo minimalista

Como decorar seu escritório em um estilo minimalista

Em , ,

O estilo minimalista surgiu como um movimento artístico, cultural e científico, que se espalhou pelo mundo por volta da década de 60. Tendo como premissa o “menos é mais”, a decoração em estilo minimalista é caracterizada pela presença apenas de objetos essenciais para o dia a dia no escritório, dispostos no ambiente de maneira organizada e que ofereça praticidade para que o trabalho seja realizado.

Ideal para escritórios pequenos, em que a organização é indispensável para o bom andamento do trabalho, o estilo minimalista preza pelas formas retas, funcionalidade, cores sóbrias e simplicidade nos detalhes.

É um estilo de decoração que está cada vez mais em alta e, por isso, a Paluca Móveis preparou esse artigo com dicas para que você monte um escritório com estilo minimalista que tenha personalidade, bom gosto e, principalmente, traga funcionalidade e praticidade para o seu ambiente de trabalho. Confira!

6 dicas para um escritório com estilo minimalista

escritório estilo minimalista

1- Nunca se esqueça que menos é mais

Para um estilo minimalista sofisticado, fiel ao movimento e que faça sentido, é preciso desapegar de tudo o que não é extremamente importante e útil em seu escritório. Evite impressões de papéis que podem ser enviados eletronicamente, por exemplo, tire os excessos de objetos decorativos e evite que os espaços estejam atulhados de coisas que podem ser deixadas de lado. Você pode doar, vender ou trocar tudo o que está em excesso e não é importante para o dia a dia de trabalho. Você vai ver que, além de uma decoração mais clean, as atividades no escritório serão mais facilitadas quando é colocado em prática o estilo minimalista, em que somente o que é útil permanece no ambiente.

2- Fique atento à paleta de cores

Cores chamativas como rosa, laranja e amarelo vivo não têm espaço em um escritório decorado no estilo minimalista. Isso não quer dizer, no entanto, que as cores do ambiente serão resumidas a preto e branco. Tons neutros de cinza, marrom e demais cores sóbrias também podem ser empregadas nas paredes, móveis e tapetes. Além disso, um vaso de rosas vermelhas, um porta-retratos azul ou um tapete com detalhes em verde-escuro também são bem-vindos para tornar a decoração sofisticada. Mas a sobriedade nas cores deve ser predominante em um escritório em estilo minimalista.

3- Coloque a funcionalidade em primeiro lugar

De nada adianta um armário que respeite todas as características do estilo minimalista se ele não for do tamanho adequado para atender às suas necessidades no escritório. Antes de tudo, o minimalismo é um estilo que preza pela funcionalidade, ou seja, para que o escritório seja fiel ao estilo minimalista, é importante que todos os móveis e objetos que compõem a decoração do ambiente sejam funcionais e atendam às necessidades da pessoa que utiliza esse ambiente para exercer as suas tarefas diárias. Sendo assim, todos os móveis e objetos presentes no escritório devem exercer bem a sua função, para que não seja necessário adquirir mais nada que possa ocupar ainda mais espaço.

4- Mantenha a limpeza e a organização

A limpeza e a organização são pontos chave em um escritório no estilo minimalista. Não há espaço para bagunça ou sujeira, até porque, em ambientes decorados nesse estilo, todas as linhas são claras e abertas, o que deixa qualquer coisa fora do lugar ainda mais em evidência. Para que o estilo minimalista funcione, é fundamental que todos sejam conscientizados, para que o escritório seja sempre limpo e se mantenha com todas as coisas em seus devidos lugares.

5- Busque sempre pela simplicidade

Um escritório decorado de maneira simples não é, necessariamente, um ambiente sem graça e pouco chamativo. O estilo minimalista requer simplicidade, mas, ainda assim, dá ao ambiente sofisticação, elegância e beleza. Todos os móveis e objetos têm personalidade e exercem uma função, sem deixar de serem visualmente interessantes. Nem sempre um escritório luxuoso é um escritório bonito. A simplicidade pode transmitir muito mais credibilidade e conforto aos clientes e prestadores de serviço, desde que tudo seja bem pensado e tenha o seu lugar na decoração.

6- Escolha com cuidado os móveis de escritório

Os móveis são de extrema importância para que o escritório em estilo minimalista realmente funcione. Como em qualquer estilo de decoração, eles precisam ser bonitos, confortáveis, respeitar às regras de ergonomia e combinar com a decoração. No minimalismo, eles têm cores sóbrias, integram ao resto do ambiente e, acima de tudo, são funcionais. Não há excessos no estilo minimalista. Sendo assim, se apenas um armário é suficiente para atender à demanda do escritório, apenas ele deve ser adquirido.

Para que a decoração em estilo minimalista do escritório funcione, uma boa opção é adquirir os móveis feitos sob medida. Dessa forma, os móveis para escritório são confeccionados da maneira que mais se adequa ao ambiente do escritório, com as cores sóbrias que você deseja e sem que haja excessos.

Se você deseja montar um escritório em estilo minimalista e precisa de móveis feitos sob medida para colocar esse projeto em prática, conte com a Paluca Móveis! Contamos com uma variedade de cadeiras, mesas, arquivos e estações de trabalho completas, com uma gama de produtos que podem ser customizados para atender às suas necessidades. Entre em contato conosco, que vamos até o seu escritório para realizarmos uma medição e pensar em um projeto que ofereça a você as melhores soluções para o seu escritório em estilo minimalista! Aguardamos o seu contato.

Links úteis:
mesa para refeitório;
estação de trabalho 4 lugares;
plataforma de trabalho;
móveis de escritório RJ.