Blog
como-montar-uma-boa-sala-de-descanso-para-seus-funcionarios

Como montar uma boa sala de descanso para seus funcionários?

O cotidiano de um ambiente corporativo está repleto de desafios e momentos de tensão que elevam o desgaste mental e físico dos funcionários a níveis alarmantes. Quando isso ocorre, o rendimento deixa de ser o mesmo e o comportamento pode se alterar, surgindo o risco de geração de mal-estar.

Para evitar que isso ocorra, muitas empresas estão apostando em salas de descanso para que os colaboradores possam renovar suas energias e voltarem ainda mais focados.

Estas salas devem ser ambientes acolhedores e que possam dar amparo tanto no aspecto emocional, quanto motor. Confira a seguir, algumas dicas para criar a sala de descanso ideal.

Criando o ambiente

Para que os colaboradores fiquem totalmente imersos no repouso, é preciso que o local seja totalmente livre do ambiente corporativo e que, de preferência, se assimile com ambientes acolhedores, como a própria casa.

As possibilidades para atingir esse ponto são várias. Uma boa aposta é criar um local bem iluminado e arejado, com adornos como grama sintética, para edifícios, ou natural, paisagismo com plantas e vasos e outros que tornem agradável o momento.

Também é interessante apostar em estações de carregamento para os aparelhos eletrônicos, bebedouros e máquinas de comprar bebidas e snacks.

Gerando opções

No período de descompressão que a sala deve gerar, os colaboradores devem ter a estrutura necessária para optar entre tirar um bom cochilo ou se divertir de alguma outra forma. Por isso, é interessante investir em algumas formas de afastar ainda mais os pensamentos da atividade laboral, a fim de fazê-los voltarem mais motivados.

Os videogames são uma opção boa para criar um clima de competição amistoso entre os colaboradores e manter a atividade cerebral e motora em alta, porém de uma forma mais prazerosa.

Outra opção são jogos como tênis de mesa, sinuca ou jogos de tabuleiro, como xadrez, dama e outros.

Algumas empresas também apostam em estantes de livros que podem servir tanto para o entretenimento quanto aperfeiçoamento profissional, uma vez que a literatura possui essa possibilidade. Além de tudo, tende a ser um momento extremamente prazeroso para o trabalhador.

Em alguns lugares, também existe a possibilidade de se ter um pet no ambiente, como gatos, hamsters, coelhos, chinchilas ou tartarugas.

Mobiliando de forma apropriada

O ideal aqui é tornar o ambiente o mais confortável e aconchegante possível, de uma forma clean e moderna. O local deve trazer aos colaboradores um sentimento de inovação, inspiração e “lar”.

Se a ideia é criar um ambiente sustentável, é interessante investir em pallets reaproveitados e estofados para servirem como bancos e camas. Outra opção interessante são as redes, que darão um ar tropical e de boas vibrações ao ambiente e são extremamente confortáveis para a descompressão.

Outra maneira de dar conforto e sossego aos colaboradores são os pufes, que podem ser ideais tanto para dormir quanto para ler livros, utilizar aparelhos eletrônicos ou simplesmente se sentar para conversar.

Se você gostou do texto e têm interesse em criar uma sala de descompressão ou aperfeiçoar a sua ou o escritório, não deixe de conferir as opções em nosso site.

Compartilhe: