Blog
organização da mesa de trabalho auxilia na concentração

Dicas de organização da mesa de trabalho

Em , ,

Por mais que seja comum algumas pessoas dizerem que “se encontram na sua bagunça”, existem momentos em que um amontoado de coisas acumuladas na mesa de trabalho pode atrapalhar, e muito, a produtividade. Afinal, se você não consegue encontrar algo que procura, imediatamente, perde um tempo precioso que poderia ser dedicado a fazer algo mais importante. Organização da mesa de trabalho pode ser considerado como um investimento, por isso, a Paluca Móveis separou algumas dicas para evitar que as pessoas achem comum a desorganização da mesa de trabalho. Confira!

Passo a passo da organização da mesa de trabalho

1. Entenda que a bagunça é um problema

organização da mesa de trabalho influencia na produtividade

Em qualquer tarefa que você realize, é necessário motivação para atuar de uma maneira eficiente. Lembre-se do quanto a bagunça faz com que você perca um tempo precioso e atrapalha o seu dia a dia.

Escolha um dia específico para a arrumação e, para que a preguiça não atrapalhe, comece por áreas menores ou mais simples. Se a bagunça for muito grande, não tente arrumar tudo de uma só vez. Com o tempo, você poderá observar os benefícios que a organização da mesa de trabalho trará para o seu dia a dia.

2. Tenha um critério de organização

O jeito mais fácil de iniciar a organização da mesa de trabalho é definir tudo aquilo que não irá mais ficar na mesa: separe os materiais que irão pro lixo, os que mudarão de lugar e os que voltarão para o arquivo do escritório.

Os objetos que ficam, também precisam ser categorizados. Por exemplo: materiais que são usados com frequência, devem ter fácil acesso. Outros objetos podem ser guardados em gavetas, mas lembre-se de categorizar e nomear cada uma das gavetas, mesmo que mentalmente.

A primeira gaveta pode servir para objetos de papelaria, a segunda para pastas e documentos, e assim por diante. A divisão de cada espaço na organização da mesa de trabalho serve para que você saiba exatamente onde encontrar cada objeto e otimize o seu tempo de trabalho.

3. Esqueça os post-its

Post-its são perigosamente viciantes e podem ser uma armadilha para a organização. Muitas pessoas se enganam com a ilusão de praticidade que os papéis colantes trazem e lotam suas mesas e monitores de post-its. Entretanto, eles podem, não só, prejudicar a organização, como distrair quem está trabalhando, já que causam grande poluição visual.

4. Descarte tudo que não for importante

O problema na organização da mesa de trabalho não é o fato de ela estar com papéis e projetos, mas estar cheia de materiais antigos (que devem ser descartados ou arquivados) ou de projetos futuros (que devem ser armazenados em um local específico). Bagunça física gera bagunça mental. Você acaba se confundindo e isso gera ansiedade.

Além de saber organizar e guardar, é de extrema importância que as pessoas saibam jogar as coisas fora. Para isso, mantenha uma cesta de lixo sempre por perto, para gerar o costume de desapegar de coisas que não estão sendo utilizadas.

Importância dos móveis de escritório na organização

Como você pôde observar nas dicas acima, móveis de escritório com divisórias adequadas, armários e gaveteiros para a organização de documentos são de extrema importância para a organização da mesa de trabalho. É importante que você procure por uma empresa que possibilite a escolha de diversas opções de móveis de escritório para tornar o seu ambiente de trabalho funcional e ainda mais bonito.

Afinal, um ambiente harmonioso é de fundamental importância para a produtividade e o alcance dos objetivos da empresa. Para isso, conte com a Paluca Móveis. Oferecemos móveis de qualidade no RJ, com bom preço e facilidade de pagamento para você. Entre em contato conosco e conheça nossos produtos.

 

Links úteis:
móveis para escritório rj
mesa para refeitório
estação de trabalho 4 lugares
plataforma de trabalho