Blog
estação de trabalho

Qual é a estação de trabalho ideal para sua empresa?

Em , , ,

Ter uma estação de trabalho ideal pode ser decisivo para um bom desempenho da equipe em uma empresa. É na estação de trabalho que os funcionários passam a maior parte do tempo e, por isso, ela deve ser ergonômica e confortável, além de combinar com todo o ambiente da empresa.

Mas, escolher uma estação de trabalho ideal não é fácil. Vários fatores devem ser levados em conta, como o tipo de atividade desenvolvida pelo empregado, quanto tempo por dia ele passa na estação, espaço disponível e ambiente no qual ela será instalada.

Tem dúvidas sobre qual a estação de trabalho ideal para sua empresa? A Paluca Móveis preparou esse artigo para te ajudar.

estação de trabalho ideal
Como escolher a estação de trabalho ideal

A primeira coisa em que se deve pensar ao escolher uma estação de trabalho ideal é no tipo de mensagem que você quer passar com o ambiente da sua empresa: se você deseja deixar as hierarquias bem definidas, se quer criar um ambiente de interação, ou precisa de um lugar de concentração. Para cada um desses ambientes, existe um tipo de estação de trabalho.

Ambientes abertosestação de trabalho ideal

Se o que você deseja para a sua empresa é um grande ambiente aberto, sem divisão de estações, com interação direta entre os funcionários, a estação de trabalho ideal consiste em grandes mesas, com os computadores e demais objetos dispostos próximos uns dos outros, como em uma plataforma de trabalho.

Esse é um tipo de estação de trabalho ideal para agências de comunicação, empresas de recursos humanos e demais segmentos em que a comunicação seja constante e não atrapalhe o rendimento dos funcionários.

Mas, lembre-se de ter um outro ambiente, como uma sala de reuniões, onde as conversas confidenciais mantenham-se em sigilo e proporcione alguma privacidade.

Estações parcialmente fechadasestação de trabalho ideal

Essas estações são uma espécie de guichê que, mesmo abertos, oferecem alguma privacidade. São mesas com divisões, não muito altas, que ainda possibilitam a comunicação entre as pessoas.

Esse é  um modelo de estação de trabalho ideal para que os funcionários coordenem melhor suas tarefas e tenham privacidade ao realizá-las, ao passo em que a comunicação ainda é facilitada, para a troca de informações e de dúvidas com os colegas. É aconselhável para centrais telefônicas, empresas de contabilidade e demais departamentos que lidem com documentos, mas, precisam se comunicar constantemente.

Escritórios individuaisestação de trabalho ideal

Para quem precisa de concentração total, esse é o tipo de estação de trabalho ideal. Ainda que tenha caído um pouco em desuso, principalmente por transmitir a ideia de que o superior é alguém inatingível, esse modelo de estação é importante para trabalhos em que qualquer distração pode ser prejudicial e a comunicação deve ser restrita. Empresas de pesquisas e escritórios de advocacia, por exemplo, são segmentos que necessitam de privacidade e concentração e, por isso, a estação de trabalho ideal é individual.

Conforto e qualidade são fundamentais em uma estação de trabalho ideal

Independentemente do tipo de trabalho a ser realizado, uma estação de trabalho ideal deve oferecer conforto ao funcionário, para que ele cumpra suas tarefas da melhor maneira. Para isso, os móveis para escritório devem ser escolhidos com cuidado, com a qualidade e ergonomia sendo levadas em conta.

A cadeira de escritório, por exemplo, deve ser compatível com a mesa de escritório da estação, para proporcionar conforto, mesmo com a realização de movimentos repetitivos, como digitação e atendimentos telefônicos.

Além disso, a estação de trabalho ideal deve ser produzida com materiais de qualidade, que ofereçam segurança para a realização dos trabalhos em sua empresa.

Pensando nisso, a Paluca Móveis oferece uma variedade de estações de trabalho, para que você escolha a que mais se adequa ao seu negócio. Entre em contato conosco, conheça nossos produtos e peça seu orçamento!