Blog

Aprenda a montar seu próprio home office

Em , , ,

Trabalhar em um home office é, atualmente, o sonho de muitos brasileiros. De fato, cada vez mais pessoas vêm tornando-o realidade. Segundo uma pesquisa realizada pela Regus em 105 países, entrevistando mais de 44 mil executivos, constatou-se que 60% dos empresários brasileiros possui um home office.

O resultado da pesquisa garantiu o segundo lugar do Brasil no ranking de países mais adeptos ao trabalho flexível (ficando atrás apenas do México, onde 70% dos entrevistados confirmou trabalhar em um home office durante a metade da semana ou mais), contudo, o resultado não surpreende. Afinal, trabalhar em casa traz diversos pontos favoráveis, como a autonomia, flexibilidade de horários, além da chance de se livrar do trânsito e da distância do ambiente de trabalho convencional.

No entanto, quando se trata de trabalhar em casa, nem tudo são flores. Os principais problemas do home office estão relacionados à queda de produtividade ou qualidade. Por essa razão, antes de montar o espaço de trabalho dentro de sua própria casa, é preciso pensar em como dosar o conforto e os atrativos para fugir desse tipo de situação.

Por essa razão, a Paluca Móveis, empresa especialista na venda de móveis para escritório, separou alguns dos principais pontos a serem observados por quem deseja montar seu próprio local de trabalho em casa. Preste atenção nessas dicas.

Antes de montar o seu próprio home office:

O ponto fundamental para fazer o home office dar certo é o planejamento. É preciso escolher bem o local da casa destinado a se tornar o seu escritório, pensar nos móveis, na decoração, no material ideal para a organização de trabalho, e então estabelecer uma rotina a ser seguida. Adaptar a vida pessoal é tão importante quanto comprar todos os itens necessários.

home office

Respeite as regras ergonômicas no home office

Estar atento à ergonomia é sempre importante, independentemente se seu escritório é em casa ou não.

No caso do home office, você precisa estar atento, principalmente, à altura da sua e da mesa de escritório. Seus olhos devem conseguir ver toda a tela do monitor sem precisar fazer movimentos bruscos com a cabeça, e seus pés devem ficar firmemente apoiados ao chão, ou em um descanso para pés. Na hora de digitar, os antebraços devem ficar apoiados na mesa em posição paralela ao chão.

Além disso, alguns itens merecem especial destaque:

Cadeiras

Escolher a cadeira de escritório errada pode acarretar problemas à sua saúde, e, consequentemente, queda na produtividade. Opte por cadeiras que ofereçam mobilidade e conforto, como cadeiras com rodinhas e apoios para os braços.

Nós oferecemos diversos modelos de cadeira secretária, em nosso site. Confira nossos modelos e escolha o que melhor atenda às suas necessidades.

Iluminação

O papel da iluminação é muito importante para qualquer ambiente. A luz (ou falta dela) pode ser responsável por dificultar a concentração, ou estimular o sono e a preguiça.

Muito provavelmente, a luz da sua casa não é a ideal para o ambiente de trabalho. Portanto, opte por lâmpadas fortes no teto, que se assemelhem à luz do dia, ou tente utilizar luminárias acima da mesa de trabalho. Observe atentamente os ângulos para não acabar criando reflexo ou sombras demais.

Se o local escolhido para o seu home office fica próximo a uma janela, aproveite a luz natural durante o dia para se manter bem acordado e trabalhar com disposição.

Não descuide da decoração do home office

A decoração da sua estação de trabalho em casa deve contribuir para tornar o espaço funcional, além de ser agradável – afinal, esse será o local onde você passará a maior parte de seu dia. Portanto, cuidado: fuja de qualquer item que possa se transformar em um ponto de distração! O ideal é tirar de vista tudo o que pode tirar o foco de suas tarefas.

Para evitar erros como escolher muitos elementos decorativos, e evitar uma sensação de poluição visual, tente decorar de forma temática. O tema pode ser o seu próprio trabalho, ou qualquer assunto de seu interesse (como um hobby, filmes, viagens, etc.).

Algumas boas dicas de decoração para home office:

  • Utilize quadros de escrever. Eles servem tanto para decorar, quanto para organizar tarefas, metas, e até mesmo para anotar as boas ideias que forem surgindo. As opções são muitas: quadro branco, quadro negro, quadro de vidro – escolha a que mais combina com o estilo de seu home office.
  • Nas paredes, utilize quadros ou adesivos que combinem com o tema da decoração.
  • Não deixe os fios de aparelhos eletrônicos à mostra.
  • Tenha uma planta próxima de você, pois isso deixa o ambiente mais leve e menos estressante.

É possível encontrar diversos sites com inúmeras opções de decoração de ambientes e móveis de escritório, incluindo home office. Porém, é importante lembrar que nem sempre o que parece bonito é também funcional. O mais importante é que você se sinta confortável em trabalhar em sua própria casa.

Tenha no escritório apenas o que você precisa

Para evitar distrações, mantenha tudo o que você precisa ao alcance da sua mão. Se você precisar se levantar toda vez que precisar de algum material, como papel, tesoura, ou uma caneta, por exemplo, pode estar certo que você irá cruzar com diversas distrações (como a TV ligada, seu animal de estimação, alguma pessoa, etc.). Desse modo, é provável que você perca seu tempo produtivo.

Para ajudar, utilize organizadores na mesa ou paredes. Lembre-se que cada item merece ter seu próprio recipiente, sempre ao alcance.

É claro que é importante parar para o descanso de tempos em tempos, almoçar fora da mesa de trabalho, ou mesmo ir ao banheiro; mas, tente se levantar apenas quando for necessário.

Buscando móveis para seu home office?

A Paluca Móveis fornece móveis para escritório ideais para grandes, médias e pequenas empresas. Portanto, se você busca móveis de qualidade para o seu escritório em casa, conte conosco. Entre em contato, nos envie as medidas de seu espaço e nós faremos um orçamento adaptado para o seu layout.