Blog
escritórios compartilhados

Aprenda a escolher os móveis para escritórios compartilhados

Em , ,

Quem decide abrir um negócio, enfrenta diversos obstáculos, principalmente quando se trata de uma pequena empresa. A compra ou aluguel de um imóvel, por menor que ele seja, demanda diversos recursos, como gastos com água, luz, telefone, internet, portaria e manutenção. Por isso, uma alternativa para esses microempresários, muito difundida no exterior e que vem ganhando força no Brasil é a união de microempresas de diversos segmentos em escritórios compartilhados, também conhecido como Coworking.

Nesse espaço, as empresas dividem os custos, fazendo com que todos gastem apenas uma parcela do que gastariam caso ocupassem um espaço individual. Ainda que não seja um modelo de negócio ideal para todos os segmentos empresariais, nem para empresas maiores, essa é uma boa alternativa para quem, por exemplo, precisa de um escritório apenas para encontros semanais com a equipe, ou reuniões com clientes. Os escritórios compartilhados também por microempreendedores que não precisam de muito espaço para a execução do trabalho e nem possuem muitos funcionários.

Além da decisão de dividir o espaço, é fundamental que os móveis em escritórios compartilhados sejam pensados com muito cuidado, afinal, pessoas diferentes e com áreas de atuação diferentes dividem o escritório.
Para ajudar, a Paluca Móveis preparou esse artigo, com algumas dicas muito úteis para que tem dificuldades de escolher os móveis ideais para os escritórios compartilhados. Confira!

5 dicas para mobiliar os escritórios compartilhados

1- Aposte nas estações de trabalho

móveis para escritórios compartilhados

As estações de trabalho são muito úteis nos escritórios compartilhados, devido ao seu design moderno, funcionalidade, praticidade e capacidade de otimização do espaço. Esse mobiliário é feito para facilitar a passagem dos cabos de rede e eletricidade, conta com um desenho integrado, que permite compartilhamento de ideias, ao mesmo tempo em que não tira a privacidade dos usuários, e facilita a comunicação interpessoal. A estrutura das estações de trabalho deixa o ambiente mais aberto, clean e arejado, além de permitir maior organização, conectividade e um melhor aproveitamento do espaço.

2- Escolha cadeiras confortáveis

As cadeiras dos escritórios compartilhados devem oferecer conforto, possibilitar a postura correta e se adequar a pessoas de pesos e estaturas diferentes, já que são usadas por mais de uma pessoa. É preciso que elas contem com regulagem do encosto e da altura do assento, conter apoio para antebraços, possuir rodinhas e serem leves, para facilitar a locomoção.

Além disso, elas precisam ser de fácil limpeza, já que são compartilhadas pelos usuários do escritório. Caso haja uma área de recepção nos escritórios compartilhados, os assentos ideais são as longarinas, que oferecem um melhor aproveitamento do espaço e são versáteis.

3- Prefira as cores claras e neutras

Por se tratar de um único ambiente, que une funcionalidades distintas e empresas de diversos segmentos, o ideal é que todo o mobiliário dos escritórios compartilhados seja de cores neutras e sóbrias, preferencialmente cores claras, como bege e branco, que dão a sensação de amplitude ao ambiente. Meses em mogno também são indicadas, já que passam credibilidade e combinam com qualquer ambiente.

4- Abra espaço para as personalizações

Algumas empresas se questionam se um ambiente decorado de maneira tão genérica não poderia ser prejudicial, já que os clientes tendem a se interessar mais por marcas com identidade consolidada no mercado. Essa identidade, ainda que não seja transmitida por meio dos móveis de escritório, já que esses devem mesmo ser genéricos, pode ser passada por meio de objetos de decoração nas mesas, pequenos quadros decorativos.

5- Providencie muitos gaveteiros

Nos escritórios compartilhados, é preciso que a organização seja muito levada a sério. Isso porque o mesmo espaço ocupado por uma empresa pode ser ocupado por outra e é preciso que tudo se mantenha em seu devido lugar para que não haja confusão na hora e separar os documentos, ou eles acabem se perdendo.

Uma opção para manter o escritório organizado é providenciar gaveteiros. Sejam eles fixos, acoplados nas mesas, embutidos ou com rodinhas, para se moverem, é fundamental que haja, pelo menos, um para cada empresa, que devem ser identificados e, preferencialmente, mantidos trancados.

Montar escritórios compartilhados é uma maneira de ter um espaço para a realização de atividades burocráticas da empresa, sem que haja gastos excessivos para isso. Para que esse tipo de escritório de certo, é indispensável escolher os móveis adequados, que atendam aos diferentes tipos de empresas que venham a se instalar no espaço e ofereçam conforto para os funcionários, independentemente da função que exerçam.

Para adquirir móveis de escritório no RJ sob medida ou de catálogo para montar escritórios compartilhados, conte com a Paluca Móveis! Há anos trabalhamos com móveis para escritório no RJ, levando qualidade, conforto e design diferenciado para os nossos clientes. Entre em contato conosco e peça um orçamento!

Links úteis:
mesa para refeitório
plataforma de trabalho
estação de trabalho 4 lugares