Blog
má postura no trabalho

Problemas cotidianos derivados da má postura no trabalho

Em , , , ,

O cotidiano de quem trabalha é uma das situações mais difíceis de administrar. Somado com os problemas do dia a dia, as longas horas sentado aliadas à má postura no trabalho podem ser responsáveis por desencadear diversas doenças graves para o seu corpo e seu emocional.

Tal esgotamento corporal e mental, além de diminuir a produtividade no trabalho, traz consigo inúmeras doenças crônicas como escoliose, hérnia de disco, tendinite e lombalgia. Por isso, o cuidado com a postura correta em trabalho, o uso adequado dos equipamentos e o cuidado com o seu emocional é essencial para o seu rendimento profissional e sua saúde. Deste modo, a Paluca Móveis preparou este artigo para atentar sobre as principais doenças derivadas da má postura no trabalho. Confira!

Confira as principais doenças causadas pela má postura no trabalho

doenças resultantes da má postura no trabalho

DORT/LER (Lesão por esforço repetitivo)

A Lesão por Esforço Repetitivo (LER) ou Doenças Osteoarticulares Relacionadas ao Trabalho (DORT) é extremamente frequente nos trabalhadores, sendo, nos dois casos, doenças causadas por movimentos repetitivos e contínuos de algumas ferramentas de trabalho. Quando somadas à má postura no trabalho, acabam gerando desgaste e lesões nos músculos, nervos e tendões, geralmente nas mãos ou braços.

A LER pode causar inflamação, dor e, dependendo do caso, a imobilização do membro afetado. A má postura e o esforço exagerado e contínuo são as principais causas da LER ou DORT. Computador na posição errada, cadeira mal localizada, corpo na posição errada e até mesmo o uso excessivo de mouse e teclado, podem causar inflamação nos membros superiores, impedindo muitas vezes atividades básicas do cotidiano.

Tenossinovite

Uma das principais doenças consequentes da má postura. A tenossinovite causa a inflamação dos tendões em estágio avançado, provocando espasmos de dor e impedindo a pessoa de segurar até mesmo um objeto leve, como uma caneta ou um lápis. A recuperação nesse caso é muito difícil e demorada.

Cifose torácica

É uma doença que afeta a respiração, ocorrendo, principalmente, em asmáticos que, devido a suas dificuldades respiratórias, adotaram uma postura incorreta a fim de facilitar sua respiração enquanto realizam suas atividades, como quando estão sentados e utilizando o computador.

Problemas de coluna

É uma das doenças mais comuns que, independentemente da profissão, assombra inúmeros funcionários. Pessoas que trabalham, por exemplo, muitas horas sentadas, em frente a um computador e com uma má postura, naturalmente, costumam reclamar com mais frequência. O problema é quando a dor pode ser um sintoma de doenças mais graves, como uma hérnia de disco, que ocorre também pela influência da má postura de trabalho.

A escoliose e cifose, que alteram a linha correta e natural da coluna também são bem comuns.

Formas de prevenção

É papel da empresa oferecer móveis e cadeiras adaptados para uso e confortáveis para seus funcionários, regulando o encosto sempre para formar um ângulo de 90º.

O bem-estar corporativo depende, especialmente, da empresa, por isso, é necessário o reforço sobre a importância dos EPIs e atentar os funcionários sobre os riscos da má postura.

A ergonomia é essencial para a prevenção de problemas da má postura no trabalho e suas graves consequências. É preciso que as condições gerais da estação de trabalho estejam de acordo. A disposição dos móveis também faz toda a diferença, afinal, uma mesa de
escritório bem posicionada, principalmente com a cadeira, faz toda a diferença para a saúde.
Para móveis de qualidade e grande variedade para o seu seu escritório, você pode contar com a Paluca Móveis. Produzimos móveis para escritório voltados para o bem-estar da empresa e para o funcionário possuir todo o conforto durante o seu horário de trabalho. Conte conosco para investir na saúde dos seus funcionários!

Links úteis:
cadeira de escritorio