Blog
5 dicas sobre produtividade no trabalho em home office

Como aumentar a produtividade no trabalho em home office

Em , , ,

Embora o trabalho em home office proporcione a liberdade que muitos ambientes corporativos não oferecem, é justamente esta liberdade que pode acabar prejudicando a produtividade no trabalho de quem opta pelo home office. Entender como aumentar a produtividade no trabalho em casa é uma dúvida de muitos profissionais. Pois, o ato de enfrentar esta situação está diretamente ligado com a capacidade de lidar com a liberdade que o home office proporciona. Saber como migrar a rotina do ambiente de trabalho convencional para o home office, sem que isso interfira na rentabilidade de seu trabalho, é um verdadeiro desafio.

Por conta disto, a Paluca Móveis selecionou 5 dicas para te ensinar como aumentar a produtividade no trabalho em home office.

5 dicas para aumentar a produtividade no trabalho em casa

Produtividade no trabalho em casa como aumentar

Mantenha a organização

Seja no ambiente corporativo ou em um escritório dentro de casa, a falta de organização é um dos grandes problemas dos profissionais. Sem organização é impossível que seu trabalho vá pra frente. A desorganização, tanto do ambiente quanto da próprio tempo de trabalho, é um dos grandes fatores que impede que qualquer profissional consiga aumentar a produtividade no trabalho, seja em home office ou não.

O tempo que você pode perder tentando encontrar algo na bagunça interfere diretamente no sua produtividade no trabalho. Por isso, procure guardar todos os papéis e artigos de papelaria que não estejam em uso, isso é importante para evitar que acidentes possam acontecer, como alguém derramar bebida em um documento importante. Sempre mantenha suas canetas e materiais que ficam sobre a mesa em perfeita ordem, assim quando você precisar retomar o trabalho tudo estará organizado. Por fim, procure sempre definir locais específicos para cada item que será utilizado durante o trabalho, isso evita que haja dificuldade na hora de encontrar algum item.

Deixe seu ambiente de trabalho limpo

Embora pareça óbvio, manter o ambiente de trabalho limpo é fundamental para que aumentar a produtividade, além de ser uma questão de higiene e saúde. Portanto, crie uma rotina de limpeza semanal para evitar momentos em que a produtividade do seu trabalho seja comprometida por conta da falta de limpeza. Outro cuidado que deve ser tomado é em relação a alimentos. Evite comer na frente do computador, os restos de comida podem atrair insetos e isso pode acabar comprometendo o funcionamento do seus equipamentos.

Crie um ambiente agradável e tranquilo

Criar um ambiente agradável é uma etapa crucial para que a produtividade no trabalho seja mantida. Se o seu home office estiver em um local de movimentação e barulho procure formas de diminuí-los, pois o barulho ou uma música muito alta são fatores podem comprometer a sua produtividade no trabalho. Caso não seja possível resolver este problema, é importante considerar mudar o seu home office para um ambiente mais calmo e que proporciona maior tranquilidade. Afinal, é impossível manter a concentração em um ambiente que tenha diversos focos de desconcentração e isso, consequentemente, influencia nos resultados do seu trabalho. Outro item importante é a temperatura e iluminação. Um ambiente muito frio ou muito quente interfere diretamente no modo como você é rentável no trabalho. Além de que, um ambiente mal iluminado ou com luzes fortes demais pode diminuir sua produtividade no trabalho. Opte por uma iluminação mais homogênea, com luzes mais suaves, que evitam o cansaço nos olhos.

Elimine focos de distração

Manter momentos de relaxamento é fundamental para aumentar a produtividade no trabalho em home office, no entanto, o excesso disto é um grave problema. Ouvir música durante os afazeres é um hábito bastante comum entre os profissionais. Este hábito ajuda a relaxar, mas, se não utilizado com cuidado, pode ser um foco de distração fundamental para a sua improdutividade. Portanto, procure não deixar a televisão ou o som ligados durante o trabalho. Tome cuidado com as abas que são abertas em seu navegador, muitas vezes abrimos janelas que não condizem com nossa tarefa e acabamos perdendo muito tempo com esta distração e, consequentemente, perdendo o tempo de trabalho.

Mas, um dos grandes fatores que pode diminuir a nossa produtividade no trabalho home office são as redes sociais. Elas podem ser bastante distrativas, por isso, evite ficar conectado a elas durante o trabalho, a não ser que elas sejam indispensáveis.

Procure por móveis adequados

A produtividade no trabalho em home office está diretamente relacionada com a ambientação do espaço, como por exemplo os móveis, as cores da parede e a cadeira que será utilizada. Afinal, como podemos ser produtivos sentados em uma cadeira desconfortável ou utilizando móveis que não ajudam na organização do espaço. A decoração é importante, mas o conforto e agradabilidade dos móveis são uma dos grandes responsáveis pela produtividade no trabalho, seja ele home office ou não.

Procure sempre desenvolver uma estrutura de ponta para o seu home office.

Nós da Paluca Móveis oferecemos todo o conforto e qualidade a nossos clientes por meio de nossos produtos. Se você está em busca de móveis de escritório no Rj  entre em contato conosco e conheça nossos destaques!

 

links úteis:

móveis para escritório rj
plataforma de trabalho
estação de trabalho 4 lugares
plataforma de trabalho 4 lugares