Blog
Restaurar um móvel

Restaurar um móvel antigo – Dicas dos Profissionais!

Os móveis antigos têm sempre uma charme em especial. Fazer com que os mesmos permaneçam em boas condições não é uma tarefa tão fácil assim. Dessa forma, nada melhor que restaurar um móvel.

O apego por um móvel é algo bastante comum entre as pessoas principalmente quando são de família e passam de geração em geração. Só que o tempo é um grande vilão. Por isso, dar-lhe uma nova vida é o melhor caminho.

Restaurar um Móvel

Por traz de todo móvel antigo existe uma história. Talvez seja isso que faz com que as pessoas criem tanto apego pelos mesmos.

Muitas gerações já passaram por eles e isso faz com que os mesmos façam parte da família. Muitas serviram, inclusive, de algum tipo de brinquedo na infância de alguém, mexendo sempre com o emocional.

Dessa forma, é muito importante restaurar um móvel para que o mesmo ganhe mais vida útil e possa permanecer ainda mais por várias gerações.

Restaurando um móvel antigo

Restaurar um móvel - Lista de Compras

Estamos falando de restaurar um móvel antigo. Isso quer dizer que cuidados especiais precisam ser tomados antes do começo da restauração.

1º – Faça uma análise do que vai ser preciso restaurar. Pontos como pintura, tapar rachas, tratar a madeira, fazer a troca dos puxadores e dobradiças e até mesmo a substituição de alguns parafusos.

Todos esses pontos são fundamentais para que se possa fazer um planejamento adequado. Assim você vai ter noção de quais materiais poderão ser usados.

2º – Fazer uma lista completa dos materiais que serão necessários para a restauração. Materiais esses como pincéis, trinchas, rolo de pintura, espátulas, chaves de fenda, lixas variadas entre outros.

É importante não deixar nada que seja necessário de fora da lista e do planejamento.

3º – Faça uso de materiais de proteção como luvas, máscara, óculos, entre outros. Dessa forma sua saúde não será comprometida ao restaurar um móvel.

Na restauração de móveis antigos são usados produtos diferenciados para a conservação da madeira ou até mesmo o manejo dela.

4º – Prepare um local para restaurar um móvel antigo de forma adequada. Portanto, vai ser necessário ter um local arejado, o chão deverá ser forrado e poderá ser usado um plástico apropriado ou até mesmo cobertores velhos.

Passo a passo para a restauração

Restaurar um móvel - Passo a Passo

Após saber os cuidados e os preparos é chegada a hora de começar a restauração:

1º – Faça a remoção de todas as partes removíveis como as gavetas, dobradiças, puxadores entre outros.

2º – Agora é preciso limpar a madeira para retirada de resíduos de gordura e outros tipos de sujeira que tenham se alojado com o tempo. Um pano macio com algum tipo de produto de limpeza já vai ser suficiente.

3º – Agora é chegada a hora de lixar o móvel. Use uma lixa de grão 180 até que o mesmo perca todo o brilho. Caso o mesmo já tenha sido muito pintado use um produto chamado “decampante”.

4º – Em casos de fissuras ou rachas use na preparação o betume para madeira. Após secar lixe para que fique tudo liso.

5º – A madeira deve ser muito bem limpa antes da pintura. Após secar aplique a tinta esmalte.

6º – Entre uma demão e outra de tinta dê uma lixada com lixa fina grão 320.

Sendo assim, estas são apenas algumas dicas de restaurar um móvel. O mais importante de tudo é não ter pressa.

Compartilhe: