Dicas para escolher o tipo de madeira para seus móveis

Dicas para escolher o tipo de madeira para seus móveis

O momento de mobiliar os espaços de uma casa, de um escritório ou de qualquer que seja o ambiente, é importante e precisa ser muito bem pensado e planejado. Por exemplo, se a escolha for por usar revestimentos de madeira, torna-se fundamental usar o tipo certo do material, para que seja elegante e eficiente.

A escolha pela madeira, tratando-se de ambientes corporativos, é uma boa pedida, já que traz elegância e ar de sofisticação para o local. Mas são vários os tipos diferentes, então, vale a pena pesquisar e se informar para escolher algo que traga o melhor custo-benefício.

Tipos de móveis de madeira que existem e podem ser utilizados

São várias as opções utilizando-se madeira como material de móveis. Por exemplo, podemos citar as lâminas de madeira natural. Neste caso, há a combinação de determinados elementos para a formatação do objeto e, por fim, vem a colocação de uma lâmina feita de madeira, como o próprio nome diz.

Outra opção são os móveis de madeira maciça, que são altamente resistentes e indicados para ambientes externos e mais expostos a intempéries. De qualquer forma, não deixa de ser uma das possibilidades para dar um ar de seriedade e força no ambiente corporativo, para mostrar liderança, por exemplo.

O OSB (Oriented Strand Board, em português, literalmente, Placa Orientada de Costas) também se torna uma opção. Este tipo de estrutura tem painéis que contam com madeiras de reflorestamento, organizadas em tiras. Também se trata de um material bastante resistente.

Existem outros tantos formatos e características de móveis feitos com madeira. O importante é que seja pensado qual é o objetivo e o ambiente ao qual aquele objeto será submetido.

Melhor madeira de acordo com o funcionamento do local no qual é colocada

Desta forma, seja em casa ou em um empreendimento comercial, é fundamental que os responsáveis pela escolha pensem detalhadamente em quais serão as funções e demandas daquele espaço. Ele ficará exposto à umidade, vento ou qualquer outra intempérie natural. Neste caso, torna-se indispensável o uso de uma madeira mais resistente.

Por outro lado, se o ambiente for utilizado por muitas pessoas em reuniões ou momentos mais sérios, a elegância é um aspecto decisivo, dando ar profissional ao espaço. Há outros exemplos, mas o fundamental é o entendimento de que o estilo do local e sua utilidade são parte integrante da escolha final.

Combinação com o restante do mobiliário e da disposição do cômodo

Mais uma dica: pense na forma como o restante do mobiliário do local combinará com os móveis de madeira. Um ambiente desarmônico não é o que o responsável por organizar o cômodo quer, além de passar uma impressão ruim a quem visitar, o que pode ser decisivo, por exemplo, ao receber clientes em uma empresa.

Por isso, se o estilo do espaço é leve e despojado, utilize tipos de móveis de madeira mais suaves, com cores mais leves e tiras menores. Por outro lado, em um ambiente sério e imponente, as madeiras mais resistentes e de cores intensas podem ser a melhor opção. No fim, o importante é que haja harmonia, para que o olhar ao ambiente seja o mais impressionante, positivamente, possível.

Ficou interessado em saber mais sobre os móveis de madeira e adicioná-los também ao seu ambiente? Visite o site palucamoveis.com.br e confira nossos produtos e opções. Trabalhamos para que o cliente se sinta à vontade e 100% satisfeito com o serviço. Não perca tempo e conheça nosso portfólio.