Blog
x-dicas-para-o-seu-movel-nao-estufar

X dicas para o seu móvel não estufar

A madeira é a principal matéria-prima base para a confecção de móveis, sejam domésticos ou de escritório. Devido a alguns fatores, esse material pode ficar estufado ao longo do tempo e comprometer sua durabilidade.

Certamente você deseja evitar esse tipo de situação. Afinal, móveis são bens essenciais no dia a dia, escolhidos de acordo com o seu gosto e relativamente caros. O mínimo que você espera é que sejam duráveis.

Portanto, para o seu móvel não estufar e manter o aspecto de novo e conservado, confira as dicas a seguir.

Não exponha seu móvel à umidade

O maior vilão dos móveis de madeira, aglomerado ou MDF é a umidade. Ao ter contato com a água, o móvel acaba absorvendo o líquido, o que pode deixar o material estufado.

Deste modo, o recomendado é manter os seus móveis longe de fontes de umidade, isto é, deve-se conservá-los em locais secos e arejados. Nunca os deixe encostados diretamente na parede para evitar que a umidade da alvenaria alcance a madeira.

Uma distância de três centímetros já é o suficiente para garantir a circulação de ar.

O contato da madeira com terra também tende a umedecê-la e causar o seu apodrecimento. Fique atento a móveis dispostos em jardins e áreas externas.

Tome cuidado com a limpeza

Na hora da limpeza, mais uma vez é preciso tomar cuidado com a água para o seu móvel não estufar. O ideal é utilizar apenas um pano úmido e sabão neutro, se necessário.

Para sujeiras mais difíceis, como por exemplo, a gordura a que os móveis da cozinha ficam vulneráveis, a solução é usar sabão de coco em água morna e uma esponja ou até uma escova de cerdas macias.

Para finalizar, seque bem o móvel. Você pode aplicar sobre ele o óleo de peroba ou lustra-móveis com o auxílio de uma flanela. Esses produtos não são absorvidos pela madeira e por isso não danificam a sua camada de proteção. Além disso, impede que a poeira fique impregnada e acumulada no móvel.

Não use álcool ou outros produtos de limpeza abrasivos que podem causar manchas e arranhões na mobília.

Atenção a móveis em banheiro ou cozinha

O banheiro e a cozinha são os ambientes domésticos mais propensos à umidade. Isso porque o vapor do chuveiro durante o banho e o das panelas ao cozinhar podem ser responsáveis por diminuir a vida útil dos móveis.

A dica, nesse sentido, é montar os móveis suspensos para evitar que sejam molhados durante a lavagem do cômodo. Mantenha também as janelas sempre abertas para deixar o ambiente ventilado e recebendo luz solar.

Casas em que a cozinha ou o banheiro contam com janelas menores do que o normal, vale a pena investir em um exaustor ou desumidificador de ambientes, sobretudo, para ser usado em dias mais úmidos e frios.

Uma solução simples para secar a umidade do móvel e impedir a ocorrência de mofo é colocar pequenos sacos com giz ou cravos nas gavetas e outros repartimentos.

Gostou das dicas para o seu móvel não estufar? Então, visite nosso site e tenha acesso a outros conteúdos relacionados.

Referências:

http://www.escritolandia.com.br/blog/dicas-para-seu-movel-nao-estufar
https://www.premiumplanejados.com.br/blog/como-conservar-moveis-expostos-a-umidade.html
https://revista.zapimoveis.com.br/dicas-para-conservar-seus-moveis
Compartilhe: